desenvolvimento

Começam as primeiras obras de implantação do Corredor BRT Ouro Verde

A partir da próxima segunda-feira, dia 23 de abril, começam as primeiras obras físicas de implantação do Corredor BRT (Bus Rapid Transit, Ônibus de Trânsito Rápido) Ouro Verde. As obras serão concentradas na Avenida Ruy Rodriguez; e envolvem a construção da Estação de Transferência Santa Lúcia, na região em frente ao Hipermercado Extra Amoreiras, e a construção de uma ponte sobre o rio Capivari, no entroncamento com a Rua Antônia Ceregatti Albieri.

As duas obras estão dentro do trecho 2 do Lote 4 do BRT campineiro. O Lote 4 compreende os trechos 2 e 3 do Corredor Ouro Verde. O Lote 4 faz a ligação da Estação Campos Elíseos até o Terminal Vida Nova, totalizando 9,8 km de extensão. O trecho 2 vai da Estação Campos Elíseos até o Terminal Ouro Verde, com 5,7 km. E o trecho 3 liga o Terminal Ouro Verde até o Terminal Vida Nova, com 4,1 km. O responsável pelo Lote 4 , que tem valor total de R$ 104,9 milhões, é o Consórcio BRT Campinas (Artec; Metropolitana).

Serão as primeiras obras do BRT campineiro que envolvem bloqueio viário constante. Até agora, as obras do Corredor Campo Grande e Corredor Perimetral estão concentradas no antigo leito desativado do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT).

“Há tempos estamos fazendo o planejamento necessário para que os impactos no trânsito sejam os menores possíveis. Já traçamos uma rota alternativa para o motorista que não quiser trafegar pelo trecho em obras da Ruy Rodriguez. Também estamos realizando um intenso trabalho de comunicação com os moradores da região e a implantação de sinalização viária no local de obras”, revela o secretário de Transportes e presidente da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas, Carlos José Barreiro.

As duas obras físicas do BRT Ouro Verde serão realizadas em paralelo, com duas frentes de trabalho. A primeira frente ficará concentrada no corredor de ônibus da Avenida Ruy Rodriguez, em frente ao hipermercado Extra. A área de obras tem 340 metros lineares, onde será construída a futura Estação Santa Lúcia. O trecho total de obras tem 1,6 km.

No local serão colocados tapumes para impedir a circulação de pedestres. Os ônibus que passam pelo corredor, tanto no sentido Centro – bairro, como também no sentido bairro – Centro, serão desviados para as vias marginais.

Ao todo são 13 linhas afetadas. São elas: 116; 118; 121; 125; 130; 131; 132; 133; 134; 136; 140; 141; e 142. A frota de veículos é de 101 ônibus. Elas transportam em torno de 62,3 mil passageiros por dia. Será desativado um ponto de parada em cada sentido; e posicionado na marginal, no mesmo sentido do ponto tradicional.

A outra obra ocorre no entroncamento da Avenida Ruy Rodriguez com a Rua Antônia Ceregatti Albieri. No local será construída uma ponte sobre o rio Capivari, no sentido Centro – bairro. Ao lado, já existe uma ponte, que será duplicada. Essa obra não afeta diretamente o viário, pois será realizada em trecho sem pavimentação. (prefeitura de Campinas)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.