Inovação

Os melhores aplicativos para arquitetos

Todos nós, jovens arquitetos, sabemos de cor e salteado as palavras dos nossos colegas mais experientes quando se trata de tecnologia: “Antigamente tudo era muito mais difícil”. “Desenhávamos tudo à mão e um simples erro poderia por tudo à perder. Vocês, jovens, não sabem o que isso significa”. “Enjoados” talvez seja uma definição severa demais. Mas é fato que trabalhar com arquitetura hoje em dia é completamente diferente de como era décadas atrás. Empresas de tecnologia trabalham diariamente para desenvolver programas e aplicativos que procuram facilitar a nossa vida. Entretanto, com a infinidade de aplicativos disponíveis é até difícil acompanhar as novidades. Para ajudá-los, montamos uma lista dos principais aplicativos de arquitetura disponíveis no mercado no momento.

A360 (iOS/Android)

Você se lembra como era difícil ter que esperar até chegar no escritório para poder abrir um arquivo de CAD, porque era impossível abri-los em seu smartphone? A Autodesk criou a solução perfeita para esse dilema quando recentemente lançou o aplicativo Autodesk A360. E qual é a grande novidade do A360? Você pode visualizar e fazer upload de desenhos 2D e 3D, independentemente do software usado para criá-los, navegar em modelos de grande escala, revisar e marcar os projetos, medir dimensões e áreas e acompanhar o status do projeto a qualquer momento e em qualquer lugar.

Autodesk Sketchbook (iOS/Android)
A Autodesk acredita que a criatividade começa com uma ideia e, geralmente, elas aparecem quando menos se espera. Pode ser à caminho do trabalho, sonhando acordado em reuniões ou palestras, ou na profana poltrona da sala de banho. Para garantir que as melhores ideias não se percam, a Autodesk desenvolveu um novo aplicativo com ferramentas inovadoras que transformarão à experiência do desenho técnico. Além de lápis, marcadores e mais de 190 pincéis personalizáveis, o aplicativo conta com ferramentas de simetria e previsão de traçado em 16 diferentes configurações que suavizam linhas e corrigem formas.

BIMx (iOS/Android)

O premiado BIMx possui uma tecnologia única, integrando a navegação em projetos 2D e 3D. O recurso “hyper-model” ajuda os usuários a preencher a lacuna entre a atividade de desenho no escritório e o tempo real na obra. Clientes, arquitetos e construtores podem virtualmente percorrer e fazer ajustes de medição no modelo 3D sem a necessidade de acessar um software CAD. Os problemas podem ser controlados e revisados diretamente do canteiro de obras.

Concepts (iOS)

Concepts app é basicamente um caderno de croquis digital, porém, turbinado.Com seu sistema em 64 bits e vários núcleos de renderização, o aplicativo é flexível, preciso e extremamente responsivo. Concepts é perfeito para arquitetos, ilustradores, designers de produtos e artistas visuais que gostam de explorar sua criatividade e esboçar tudo aquilo que lhes vem à mente, sem renunciar aos detalhes mais precisos.

Morpholio Trace (iOS)

Um veterano nas listas dos “melhores aplicativos” do Archdaily, o Morpholio é o software dos sonhos para qualquer arquiteto e designer. O aplicativo possui uma ferramenta de desenho exclusiva que permite aos usuários trabalhar com fluidez em todo o processo de projeto. Além de permitir esboços bastante simples, é possível desenhar e desenvolver ideias com muita precisão, o aplicativo permite revisões em arquivos PDF e imagens e está continuamente adicionando novos recursos para tornar o processo de design muito mais fácil – incluindo uma grande novidade que deverá estar disponível em breve, a realidade aumentada.

Scala Architectural Scale (iOS)

Um aplicativo de medição ilimitado, o Scala Architectural e o Engineering Scale permitem operar medições precisas em desenhos impressos de qualquer escala. O aplicativo é simples e fácil de usar, contando com escalas de arquitetura, engenharia e tantas outras, inclusive desconhecidas.

Sunseeker (iOS/Android)

O seu nome já diz tudo. O “Sunseeker” fornece uma câmera em realidade aumentada com uma bússola plana para rastrear o percurso do sol, seus intervalos de horas e os solstícios de inverno e verão. Entre seus muitos recursos, o aplicativo usa um GPS e um magnetômetro para encontrar a posição e o caminho corretos da sua localização atual, permitindo ainda escolher qualquer ponto na Terra e acessar todos os seus detalhes, incluindo a elevação máxima do sol. O aplicativo não é apenas ideal para arquitetos, mas também é adequado para fotógrafos, avaliadores de imóveis, instaladores de painéis solares, jardineiros e todos os amantes do grande astro (levando seu bronzeamento natural a outro nível!). (Obra 24h)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.