Inovaçãomercado

Portinari apresenta porcelanato inspirado nas obras de Cândido Portinari

A Portinari, uma das maiores empresas de revestimentos cerâmicos do Brasil, apresentou em março 143 produtos inéditos, divididos em 23 coleções de porcelanatos, que unem a beleza, o design, e a tecnologia em peças únicas e inovadoras, que atendem as necessidades dos consumidores.

O destaque é para a coleção Bailarinas de Portinari. Candido Portinari foi o artista plástico brasileiro que mais ilustrou a brasilidade. As suas obras retratam a pureza da sua infância e o comprometimento com o seu país. Para a coleção Bailarinas de Portinari, foi buscada a semelhança entre as obras de Candido – para que as peças pudessem retratar o sentimento do artista. As obras das Bailarinas de Carajá pintadas por Portinari, além da brasilidade têm em comum os triângulos, desenhos tribais e cores.

A coleção com peças em triângulos equiláteros conta com seis cores, dois desenhos e uma textura que lembra as delicadas telas. A escolha pelo formato, usado por Portinari para ilustrar as bailarinas, reforça o potencial de autoexpressão, criação e estimula a continuidade da obra do artista em pisos ou paredes.

A primeira obra de Candido Portinari, de conhecimento público, foi uma estrela no teto da capela de Santo Antonio, na sua cidade natal, Brodowski, quando ainda tinha nove anos. Os dois desenhos da coleção Bailarinas de Portinari proporcionam a formação dessas estrelas. O sol também foi uma das grandes valorizações do artista em suas obras. Com a junção de seis triângulos amarelos é possível compor a estrela maior pintada por Portinari. As seis cores da coleção têm leves variações, já que as pinceladas de tinta não possuem as mesmas colorações quando aplicadas nas telas. As peças da coleção podem ser misturadas entre si e criar diversas combinações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.