mercado

Mercado Imobiliário mais atrativo com as inovações da Construção Civil

Para um mercado tão competitivo e exigente como o da construção civil, inovar precisa ser a palavra-chave. Isso porque o inovar tem feito transformações expressivas no setor, devido a chegada de novas tecnologias e novas técnicas, que ajudam tanto na melhora da qualidade dos empreendimentos, quanto na redução de tempo e, em alguns casos, nos custos. Esse contexto faz com que a busca pela inovação seja fundamental para as empresas da área, obrigando-as a focarem na ideia de proporcionar benefícios econômicos para o cliente e a buscarem novos processos e modelos de gestão a serem aplicados na construção, além da aquisição de novos tipos de materiais a serem utilizados.

Atualmente, a tecnologia está cada vez mais perto do nosso alcance e ao nosso favor, e isso faz com que os projetos sejam adequados conforme as necessidades do morador. Uma mudança lógica, que interfere diretamente na mão de obra necessária para a execução do projeto e que, por tabela, obriga que os profissionais sejam cada dia mais especializados e que haja uma mudança gradativa do conhecimento técnico necessário para a atuação na área. Segundo Leonardo Bronzeado, sócio da ECO Construções e Incorporações, as inovações no mercado da construção civil têm impactado de modo consistente o setor.

“O avanço da tecnologia nos últimos anos, além de provocar a modernização por parte das empresas, impulsiona de maneira sólida a construção civil. Com isso, o mercado só tem a ganhar, devido ao aumento da produtividade, a objetividade nos projetos, a segurança e a qualidade nos empreendimentos”, comentou Bronzeado.

E há várias novidades sendo oferecidas atualmente, como, por exemplo, sistemas de climatização de alta performance e usabilidade inteligente, que reduz o consumo de energia e não prejudicam a camada de ozônio, proporcionando uma melhor relação com o meio ambiente. Outro exemplo a ser citado são os sistemas de elevadores com regeneração de energia, o qual permite que os elevadores forneçam eletricidade à rede do edifício, alimentando lâmpadas, bombas, painéis etc. É possível citar ainda o uso da alvenaria racionalizada, que tem como principais vantagens a economia, o menor desperdício e uma obra mais limpa. Entretanto, segundo Pedro César, sócio do Leonardo Bronzeado na ECO, para que os benefícios da alvenaria racionalizada apareçam é necessário um bom projeto.

“A alvenaria racionalizada proporciona à equipe de engenharia um maior controle, que faz o pedido de acordo com o projeto. Este tipo de alvenaria possibilita embutir instalações elétricas e hidráulicas sem a necessidade de quebrar paredes, evitando assim o retrabalho e gerando menos entulho. Há três pontos principais para usarmos esse tipo de produto. O primeiro é o material, já que não seria possível fazer isso sem o bloco adequado. O segundo é a mão de obra qualificada, porque a alvenaria é um trabalho artesanal. E o terceiro é um bom projeto, porque não tem como racionalizar nada sem planejamento”, nos contou César.

Apesar da inovação no mercado imobiliário ser implantada em uma taxa menor que em ralação aos outros setores, devido às características da indústria e dos projetos, começamos a notar cada dia mais que as empresas estão empenhadas a oferecer algo diferenciado aos seus clientes. Cada vez mais vemos empreendimentos incorporando as IoT´s – também chamadas de Internet das Coisas – com apartamentos que possibilitam controlar, via smartphone, boa parte do que acontece em suas instalações, como por exemplo: portões que se abrem quando o carro já está perto de casa, cortinas que se posicionam conforme a luz do sol, ar-condicionado que equilibra a temperatura quando o morador está próximo a chegar, espelhos touchscreen que mostram notícias e vídeos, entre outros. Uma evolução que teve seu início com o controle dos sensores de presença e as câmeras de segurança.

Estes diferenciais proporcionam conforto, praticidade e comodidade para todos, gerando grandes oportunidades para obtenção de benefícios significantes, devido o aumento da produtividade e da qualidade, da redução de custo e da fidelização ao prazo planejado para a conclusão do projeto. O que reafirma a necessidade de sua implantação no setor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.