Legislação

Plano Diretor tem 5ª audiência debatida na Câmara

A Câmara fez no último sábado (25) a quinta audiência pública para debater o Plano Diretor Estratégico (PDE). A reunião de hoje tratou o tema: “Plano Diretor, Nossa Cidade e a Região Metropolitana de Campinas”.
O secretário de Planejamento e Urbanismo, Carlos Augusto Santoro afirmou que as diretrizes previstas no PDE devem permear as relações entre os municípios que compõem a Região Metropolitana de Campinas. “Não podemos viver isolados, por isso o PDE traz uma visão macrometropolitana determinando o desenvolvimento viário, ferroviário e até hidráulico envolvendo os municípios vizinhos”, explicou.
O PDE contempla planejamento e desenvolvimento viário para as áreas de conurbação entre os municípios da RMC, como por exemplo, a construção de marginais e também a duplicação da Rodovia Miguel Melhado Campos e da Lix da Cunha. Na área ambiental, o PDE prevê as ações de preservação e conservação das bacias hidrográficas que cortam as cidades além das obras em conjunto, como por exemplo, a construção da barragem de Pedreira.
A audiência também contou com a presença do assessor técnico da Agência Metropolitana de Campinas (Agemcamp), Maurício Hoffmann e da coordenadora do Plano Diretor no Aeroporto de Viracopos, Cristiane Borges de Souza. A audiência foi conduzida pelo vereador Campos Filho (DEM), presidente da Comissão Permanente para os Assuntos da Região Metropolitana de Campinas.
Para o presidente da Câmara, vereador Rafa Zimbaldi (PP) discutir RMC dentro do Plano Diretor é essencial, já que Campinas representa o desenvolvimento e o pioneirismo para as cidades vizinhas. “Estamos elaborando um Plano Direto que sirva de exemplo para outras cidades e que sejam congruentes nos seus objetivos, sendo assim, em dez anos teremos um desenvolvimento ordenado não só de Campinas como de toda a RMC”, conclui.
Após a realização da audiência Campos adiantou que no dia 6 de dezembro a comissão deve se reunir para debater o PDE e exarar o seu parecer. Para que o Plano Diretor fique apto para passar pelas duas votações (legalidade e mérito) em Plenário é necessário que todas as comissões envolvidas no processo deliberem sobre o tema e apresentem seus pareceres.
Além de Rafa e Campos, também estiveram presentes os vereadores Luiz Henrique Cirilo (PSDB), Jorge da Farmácia (PSDB), Professor Alberto (PR) e Marcos Bernardelli (PSDB).
A última, de uma série de seis audiências, será realizada no próximo sábado (02/12), às 8h30, no Plenário da Câmara. O tema que encerra as discussões do PDE no Legislativo será Desenvolvimento Econômico, Rural e Social. (A Cidade On)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.