desenvolvimento

Campinas é a sétima melhor cidade para negócios do Brasil

São Paulo é a cidade que reúne as melhores condições para abertura de empresas ou expansão de negócios no país. Seguido de perto por Florianópolis (SC), a capital paulista lidera pelo terceiro ano consecutivo o Índice de Cidades Empreendedoras – ICE 2017, elaborado pela Endeavor, cujos dados foram antecipados pelo Valor. Campinas aparece na sétima posição, com índice de 6,73 pontos.

Vitória (ES) melhorou indicadores e avançou dois níveis na lista, para a terceira colocação. As surpresas vieram no quato e sextos lugares, ocupados respectivamente por Curitiba e Rio de Janeiro. A capital paranaense subiu 11 posições em relação ao ano passado. Já o Rio de Janeiro liderou o pilar inovação, melhorou alguns indicadores e avançou oito posições no quadro geral, apesar da crise que vive.

A Endeavor analisa o ecossistema brasileiro para o empreendedorismo desde 2014, quando começou a divulgar o ICE. O estudo traz rankings de desempenho por temas e faz análises regionais. A pesquisa deste ano será lançada nesta segunda, durante evento anual da Frente Nacional dos Prefeitos, em Recife. O objetivo é sensibilizar os gestores em uma época próxima ao início ou renovação de mandatos. Os prefeitos eleitos terão tempo para implementar melhorias até 2022, comenta Pedro Lipkin, diretor de pesquisa da organização global sem fins lucrativos, que tem como missão fomentar o empreendedorismo.

Para ele, está claro que o ambiente de negócios precisa amadurecer para que o país avance. “A solução começa nas cidades”, aponta. Os gestores público municipais, diz, estão mais próximos dos cidadãos e podem agir para fomentar o empreendedorismo. Uma das atitudes mais eficientes – e que não requer grandes investimentos – é reduzir a burocracia.

O ICE analisou o ambiente de negócios em 32 cidades, cobrindo 22 estados. Juntos, os municípios geram cerca de 40% do PIB brasileiro. Além do ambiente regulatório e de infraestrutura, o estudo cobre pilares de mercado, acesso ao capital, inovação, capital humano e cultura empreendedora. “Essa é uma combinação de fatores que forma o ecossistema empreendedor”, diz.

Quanto a Campinas, a cidade caiu quatro posições em relação ao ano passado, quando figou como a terceira melhor cidade brasileira, subindo duas posições no ranking. No ICE deste ano, dos sete índice analisados (Capital Humano, Acesso a Capital, Ambiente Regulatório, Cultura Empreendedora, Infraestrutura, Inovação e Mercado, onde aparece os cinco primeiros de cada, Campinas surge como destaque apenas em Infraestrutura, como sétima colocada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.