desenvolvimento

Campinas é a 7 ª do país em franquias, diz pesquisa

Campinas é a 7ª cidade no país com o maior número de franquias, apontou pesquisa divulgada neste mês pela ABF (Associação Brasileira de Franchising). Segundo o levantamento, a cidade é a única entre as 10 primeiras do ranking que não é capital.
Campinas tem 1.592 franquias registradas na ABF em 2017. Em primeiro lugar, ficou São Paulo (11.132) e em segundo o Rio de Janeiro, com 5.719 registros.
O levantamento fez o mapeamento de 30 cidades brasileiras com o maior número de unidades e de marcas atuantes. Segundo a ABF, os dados confirmam a interiorização do franchising, a intensa movimentação das marcas e a presença de polos de franchising em várias regiões do País.
Além disso, considerando-se a taxa de crescimento de unidades no primeiro semestre deste ano, destacam-se três municípios que não são capitais: São José dos Campos (13%), Campinas (10%) e Niterói (12%), no Rio de Janeiro.
“Atribuímos este movimento a três fatores: a continuidade do aparecimento de novas marcas, a aceleração do processo de inovação e a redução do aluguel de imóveis (e outros custos administrativos). Este último fator foi especialmente importante, pois reduziu os custos de ingresso em mercados com grande potencial de consumo, por mais que as condições macroeconômicas não sejam ainda tão positivas”, explica Vanessa Bretas, gerente de inteligência de mercado da ABF. (A Cidade On)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.